Bitcoin Ultrapassa Máxima Histórica de Preço

Bitcoin Ultrapassa Máxima Histórica de Preço

Adeus ao velho recorde — a taxa de câmbio do Bitcoin para o dólar ultrapassou os $69.000. A máxima histórica está sendo atualizada a cada poucos dias, graças a uma convergência favorável de vários fatores.

Em novembro de 2021, o Bitcoin estava apenas a um centavo de alcançar os $69.000, estabelecendo um recorde na época. A criptomoeda levou quase dois anos e meio para superar essa máxima histórica. O crescimento atual tem sido contínuo por vários meses, demonstrando uma estabilidade invejável. Os analistas concordam — o limite ainda não foi alcançado.

Situação Atual

Até 14 de março, a taxa de câmbio do Bitcoin na exchange Binance superou os $73.600 (366 436 BRL). Na semana anterior, seu valor alcançou novas máximas históricas várias vezes. Desde o início do ano, a moeda valorizou mais de 70%, e sua capitalização superou $1,4 trilhão. No ranking dos maiores ativos por capitalização de mercado, o Bitcoin ocupa o oitavo lugar, ultrapassando a prata e as ações da empresa Meta entre os dez primeiros.

O máximo do ciclo anterior foi ultrapassado em 5 de março, quando o preço do Bitcoin cruzou confiantemente os $69.000 (343 533,75 BRL), mas em seguida despencou para $61.000 (BRL). Dentro de um dia, o curso estabilizou e continuou a subir de forma constante.

A Blackrock está lançando o primeiro ETF em bitcoin no Brasil, Ishares Bitcoin Trust BDR (IBIT39), em 1º de março, inicialmente disponível para investidores qualificados, com planos para posteriormente abri-lo para investidores de varejo. O ETF visa fornecer aos investidores acesso regulado ao bitcoin e faz parte da estratégia da Blackrock Brasil de expandir para o mercado de ativos digitais, embora não seja um endosso das criptomoedas, segundo a diretora-gerente Karina Saade.

Por Que o Bitcoin Está se Valorizando — Principais Premissas

Atualmente, o preço do Bitcoin está aumentando ativamente, impulsionado por uma combinação de vários fatores. A primeira premissa é que reguladores dos EUA aprovaram fundos de índice negociados em bolsa (ETFs) à vista, simplificando significativamente o acesso à compra de criptomoedas. O segundo é o próximo halving. O terceiro é a melhoria geral na situação dos mercados financeiros tradicionais.

Bitcoin-ETF

Um ETF é um fundo de índice negociado em bolsa que combina ativos valiosos. Estes, por sua vez, são divididos em ações (unidades de negociação) que são negociadas na bolsa ao lado de ações.

Em janeiro de 2024, 11 fundos de investimento coletivo em Bitcoin foram lançados no mercado financeiro dos EUA. Os investidores ganharam a oportunidade de comprar ações desses fundos por meio de contas de corretagem simples. A essência é que o ativo cripto em si não é transferido para a propriedade do comprador, mas o preço de suas ações aumentará proporcionalmente à dinâmica de crescimento da criptomoeda.

A demanda aumentada por ações dos fundos naturalmente leva os emissores de ETF a comprar ativamente moedas digitais para sua provisão. O fundo IBIT da empresa de investimento internacional BlackRock, cujo saldo em Bitcoin agora atinge quase 198.000 BTC (cerca de $14 bilhões), é um exemplo claro. Ao mesmo tempo, uma média de mil bitcoins é minerada diariamente. A oferta fica significativamente aquém da demanda, levando a um déficit — um acompanhante constante do aumento de preço de qualquer ativo.

Halving

Halving é um evento planejado que foi inicialmente incorporado ao código de programação do Bitcoin e ocorre a cada quatro anos. É um processo artificial de redução da taxa de novas minerações de moedas, resultando na recompensa do minerador por adicionar um novo bloco ao blockchain ser reduzida pela metade.

No ciclo atual, a recompensa por confirmar um bloco é de 6,25 BTC. O próximo halving está previsto para abril: como resultado, a recompensa diminuirá para 3,125 BTC. A criptomoeda se tornará ainda mais escassa: a emissão do Bitcoin é limitada a 21 milhões de moedas digitais, das quais mais de 19,6 milhões já foram mineradas.

O mercado cripto experimentou três halvings do Bitcoin desde sua introdução em 2009. Cada vez, isso foi acompanhado por um aumento na taxa de câmbio: após cada halving, o preço alcançou um pico histórico na época dentro de dois anos. Esse evento alimenta ainda mais o interesse dos investidores em cripto, levando a um aumento na demanda.

Situação nos Mercados Financeiros Globais

Uma melhoria esperada na situação dos mercados financeiros tradicionais tem sido um fator igualmente favorável para a trajetória do Bitcoin. Isso foi motivado pela possível redução das taxas-chave, como anunciado pelos bancos centrais de vários países no início do ano. Um relatório do FMI, publicado em 2022, confirma o aumento anual na correlação entre a moeda digital e o mercado de ações. A crescente dependência do mercado cripto em relação aos índices de ações é o resultado da entrada de investidores institucionais influentes de vários setores econômicos na indústria.

Vale a Pena Comprar Bitcoin Agora?

A situação atual no mercado de criptomoedas é propícia para um aumento contínuo no preço do Bitcoin. Especialistas já previam a atualização da máxima histórica de preço nesta primavera tão cedo quanto em 2023. A dinâmica do curso após os halvings anteriores também indica que o crescimento continuará.

Ao mesmo tempo, vale a pena prestar atenção ao índice de medo e ganância. Após a atualização do preço máximo da moeda em 5 de março, ele atingiu 90 pontos de 100 pela primeira vez nos últimos três anos. Este indicador reflete a tendência dos investidores cripto de comprar ou vender a moeda digital no momento atual.

Durante a alta no preço do Bitcoin, os proprietários de ativos tendem à ganância, facilmente explicada pelo medo de perder o lucro. Quando o preço cai e o índice vai para a zona vermelha, a resposta emocional torna-se vender as moedas.

Segundo os criadores do índice, “medo extremo” (0–25 pontos) pode indicar uma preocupação acentuada dos investidores, tornando-se um pretexto para a compra lucrativa de ativos. Inversamente, “ganância extrema” (75–100 pontos) sinaliza que uma correção e uma diminuição no curso são esperadas no mercado.

No entanto, um retrocesso de preço no futuro próximo não será surpresa. É um fenômeno natural após o pico: antes de continuar a subir, o ativo deve estabilizar em um novo nível após encontrar uma diminuição na demanda e pressão dos vendedores.

Previsão para o Bitcoin

Segundo analistas da exchange cripto Bitfinex, a taxa de câmbio do Bitcoin para o dólar ultrapassará $100–120.000 (497 875–597 450 BRL) até o final de 2024, e a máxima histórica do ciclo será alcançada em 2025. O fundo de hedge americano Pantera Capital aposta que, até 2025, a moeda valorizará para $147.000 (731 876,25 BRL). Uma previsão ainda mais ousada foi feita pelo CEO da empresa de criptomoedas Blockstream, Adam Back, afirmando que espera que o preço do Bitcoin suba para $100.000 antes do halving ocorrer.

Apesar de todas as previsões positivas e dinâmicas, é importante lembrar que qualquer criptomoeda é um ativo volátil arriscado. O valor da moeda digital pode subir ou cair milhares de dólares em apenas um dia. Sempre existe a possibilidade de um evento negativo que possa levar a uma correção de preço, desde medidas regulatórias imprevistas até a falência de grandes empresas no setor cripto.

As tendências de hoje