Como Escolher a Melhor (Mais Segura) Carteira para Ethereum

Como Escolher a Melhor (Mais Segura) Carteira para Ethereum

Como selecionar a melhor carteira para armazenar Ethereum. Os níveis de segurança e proteção de dados de diferentes tipos de carteiras digitais. Recursos a considerar ao escolher uma carteira cripto conveniente para diversos propósitos.

A moeda digital Ethereum (ETH) está em segundo lugar em popularidade e capitalização de mercado no ranking de criptomoedas, atrás apenas do Bitcoin. Indivíduos interessados ​​em comprar Ethereum podem utilizar serviços P2P ou de exchange. No entanto, eles precisam de uma carteira ETH — um armazenamento especial para moeda digital.

Discutimos como diferentes tipos de carteiras de criptomoedas variam e como escolher a mais segura para armazenar Ethereum.

Principais Tipos de Carteiras ETH

Falando de forma ampla, todas as carteiras podem ser divididas em dois grupos: quentes e frias. A principal diferença reside no princípio de armazenar chaves públicas e privadas para autorizar transações cripto. Carteiras quentes operam através de uma conexão com a internet em um PC ou smartphone. Carteiras frias são dispositivos de hardware onde os dados do usuário são armazenados offline. Vamos dar uma olhada mais de perto nas características de cada uma.

Carteiras Quentes

Uma opção de armazenamento conveniente e popular entre os proprietários de ETH. No entanto, as características dos diferentes tipos desses armazenamentos devem ser consideradas.

Carteiras Móveis

Instaladas em um smartphone, elas fornecem acesso à criptomoeda a qualquer hora, em qualquer lugar. A maioria das carteiras cripto móveis permite acompanhar o preço atual do Ethereum e realizar trocas de moedas. Geralmente, tais carteiras são relativamente seguras. Os usuários devem tomar várias precauções com seus dados: armazenamento responsável da chave privada, autenticação de dois fatores, cópia de segurança, etc.

Carteiras Online

Fornecidas por terceiros, tipicamente exchanges de criptomoedas, oferecem acesso gratuito à moeda digital através de um navegador. Como todos os dados do proprietário são armazenados online, carteiras online são vulneráveis a ataques de hackers. Portanto, é necessário selecionar cuidadosamente o serviço e verificar as ferramentas de proteção de carteira do usuário aplicadas pelo serviço.

Extensões de Navegador

Essas carteiras cripto não apenas armazenam ETH, mas também interagem com aplicações descentralizadas através do navegador. O nível de segurança aqui é maior do que em carteiras online, pois as extensões criptografam as chaves privadas.

Carteiras de Desktop

Este método de armazenamento criptografa chaves pessoais no disco rígido do PC.

Características Gerais das Carteiras Quentes

  • Finalidade de uso — para negociação ativa de Ethereum, armazenando pequenas quantidades.
  • Proteção contra perda de moedas — a maioria das carteiras possui um algoritmo de backup e restauração, acessível de vários dispositivos.
  • Segurança — devido à constante conectividade com a internet, são potencialmente vulneráveis a hacking.

Carteiras Frias

Uma carteira fria digital é protegida de acesso não autorizado, hacking e outras vulnerabilidades, armazenando dados em um dispositivo separado sem acesso à internet. Existem dois tipos dessas carteiras cripto.

Carteira de Hardware

Um dispositivo eletrônico especial com um alto nível de segurança que armazena chaves offline. Normalmente, essas carteiras se assemelham a um pen drive. Modelos avançados são equipados com uma tela para rastrear e confirmar transações antes da assinatura, fornecendo uma camada adicional de proteção.

Carteiras de Papel

Para usar uma carteira de papel ETH, o usuário deve imprimir e armazenar suas chaves em um pedaço de papel. Apesar da simplicidade, acessibilidade e segurança deste método de armazenamento, há um risco significativo de perder dados pessoais. Alguns proprietários de carteiras cripto imprimem chaves em placas de titânio, que são mais difíceis de destruir.

Características Gerais das Carteiras Frias

  • Finalidade de uso — para armazenamento de longo prazo de grandes somas.
  • Proteção contra perda de moedas — backup da senha, mas sem proteção contra a perda do suporte.
  • Segurança — alto nível de proteção de dados, sem acesso à internet, várias soluções de hardware para evitar danos, roubo ou perda do suporte.

Critérios para Escolher uma Carteira Ethereum

A grande variedade de carteiras de criptomoedas se deve às extensas funções adicionais e capacidades que elas podem oferecer ao usuário. Para escolher a melhor carteira ETH, deve-se primeiro determinar as tarefas e objetivos de uso:

  • Para que é necessária a carteira: armazenar moedas digitais, investir, acessar ferramentas de serviços financeiros descentralizados (DeFi) ou outras tarefas?
  • Quais redes precisam ser suportadas?
  • Qual funcionalidade da carteira é necessária: a capacidade de transferir e trocar entre redes, acesso ao DeFi, etc.?

Ao escolher uma carteira cripto, vários aspectos que afetam a conveniência e a segurança também devem ser considerados. É importante avaliar:

  • Privacidade das chaves. Apenas o proprietário da carteira ETH deve ter acesso às chaves privadas.
  • Proteção. Ao escolher uma solução de armazenamento segura, considere a reputação do desenvolvedor e os métodos de proteção usados. Carteiras de hardware são consideradas as mais seguras, mas sua funcionalidade e possibilidades são significativamente limitadas em comparação com soluções de software.
  • Recursos de uso. Se a carteira é necessária para armazenamento, então carteiras cripto com funcionalidade mínima são mais confiáveis devido a menos pontos de falha. Se o acesso ao DeFi é necessário, carteiras móveis e extensões de navegador, que têm acesso integrado às ferramentas, são mais convenientes.
  • Suporte de rede. Carteiras cripto diferem no número de redes suportadas e, portanto, no número de moedas digitais que podem ser armazenadas. Para carteiras ETH, o suporte à rede Ethereum e às redes L2 é necessário.

Para escolher a carteira mais conveniente e segura para armazenar Ethereum, considere a funcionalidade, o nível de segurança, a compatibilidade com outros sistemas, características de venda, compra e troca de moedas digitais, bem como formas de retirar ativos. Em particular, faz sentido considerar a viabilidade de usar vários tipos de carteiras cripto em paralelo. Por exemplo, os principais ativos podem ser armazenados em uma carteira de hardware, enquanto os fundos para investir e várias operações podem ser mantidos em uma carteira quente.

Top-5 Carteiras para Ethereum

Aqui está uma seleção de cinco carteiras diferentes para armazenar Ethereum. Cada uma delas é maximamente simples e conveniente de usar, mesmo para um investidor cripto iniciante.

Cropty Wallet

Uma carteira custodial multiplataforma conveniente, Cropty é projetada como uma solução abrangente para o gerenciamento de criptomoedas. Combina uma interface de usuário simples, alto nível de segurança e recursos inovadores. Os usuários têm a opção de trocar e comprar moeda dentro do aplicativo. Além do Ethereum, a carteira suporta muitas outras moedas digitais e tokens.

Trust Wallet

Uma carteira não custodial da principal exchange de cripto Binance, posicionada como uma solução segura e conveniente para armazenar e gerenciar ativos cripto. Trust Wallet proporciona um alto grau de proteção de chave de acesso, pois são armazenadas diretamente no dispositivo do usuário, e anonimato sem KYC. É possível integrar com aplicações descentralizadas e DeFi diretamente da carteira.

Metamask

Uma solução de navegador popular com uma troca embutida que pode ser integrada com muitos projetos e sites. Permite que os usuários enviem e recebam criptomoeda com segurança e gerenciem o acesso a várias aplicações descentralizadas operando na blockchain Ethereum e outras blockchains compatíveis. MetaMask é especialmente popular entre aqueles ativamente envolvidos em operações financeiras descentralizadas e no ecossistema DeFi.

Ledger

Ledger é uma empresa francesa que desenvolve carteiras de hardware suportando muitas moedas e trabalhando com diferentes sistemas. Dispositivos físicos são projetados para armazenamento seguro offline de chaves privadas. Usuários podem usar Ledger para armazenar e gerenciar seus ativos cripto, assinando transações no dispositivo antes de enviá-las para a blockchain.

Trezor

Trezor é um fabricante tcheco popular de carteiras de hardware para armazenamento offline de criptomoedas. Dispositivos são projetados com altos padrões de segurança e apresentam uma interface intuitiva para gerenciar ativos cripto. Eles proporcionam proteção para chaves privadas e assinam transações diretamente no dispositivo, tornando-os um meio confiável para armazenar Ethereum. A única desvantagem é a compatibilidade ruim com iOS.

As tendências de hoje